Criação de Produtos Digitais. Ganhe dinheiro com renda passiva
Você já ouviu a estatística de que milionários têm até sete fontes de renda? São sete maneiras diferentes de ganhar dinheiro todos os meses. Agora dê uma olhada no seu negócio, quantos fluxos de renda você tem?
Se a resposta for uma, então é hora de abrir essa parte criativa do seu cérebro e criar mais fluxos de renda. Uma opção são os produtos de renda passiva.
\”Renda passiva\” acho que é uma denominação imprópria. Criar produtos ou configurar diferentes formas de renda ainda dá trabalho. Mas a diferença é que esses fluxos de renda podem funcionar para você, quase no piloto automático, nos próximos anos.
Benefícios da Renda Passiva
1. Aumente seus lucros. Este é o benefício mais óbvio, mas vale a pena mencionar, porque quem não quer ter mais lucros? E (como você provavelmente sabe) limitar sua prática ao coaching, pode ser uma proposta de \”festa ou fome\”. Fluxos de renda passiva podem ajudá-lo a superar os tempos de \”fome\”.
2. Recupere o seu tempo. Espere aí… Eu sei que acabei de dizer que criar produtos e outros fluxos de renda leva tempo! Mas vá em frente comigo por um minuto e pense no final do processo, quando seu fluxo de renda estiver completamente configurado e o trabalho inicial estiver concluído.
Com um forte plano de marketing, você pode facilmente ganhar dinheiro com esses fluxos de renda passiva, mesmo enquanto dorme. Isso significa que você pode decolar um pouco mais cedo ou tirar um dia inteiro de folga para se divertir, porque seus produtos “passivos” ainda estão lhe rendendo dinheiro.
3. Aumente sua credibilidade ajudando mais pessoas. Pense na renda passiva como uma maneira de compartilhar sua experiência com um público em constante expansão. Imagine uma bola de neve no topo de uma montanha representando você com seu círculo íntimo de clientes de coaching. À medida que a bola de neve desce, ela acumula mais e mais neve até atingir o tamanho de algo muito grande.
O mesmo é verdade para você. À medida que você alcança mais e mais pessoas e fornece orientação por meio de seus livros, webinars ou cursos, o aumento da exposição e do boca a boca, alavanca seu conhecimento e mostra sua experiência para mais e mais pessoas. Tudo isso pode levar ao aumento das vendas e a um exército de pessoas que elogiam seu trabalho. Então (pelo menos neste caso) o efeito bola de neve sem dúvida é uma coisa muito boa!
Planejando sua renda passiva
Agora, espero ter vendido a você os benefícios de ter fluxos de renda passiva, é hora de planejar quais devem ser esses fluxos para o seu negócio. A renda passiva inclui marketing de afiliados, assinaturas de membros ou escrever um livro. Mas, de longe, o mais popular e envolvente é criar cursos ou produtos digitais com base em sua especialidade de coaching.
Os produtos digitais permitem que você resolva os problemas de outras pessoas no conforto da sua casa. E seus clientes obtêm respostas para suas perguntas específicas quase que imediatamente e em um formato que eles podem usar, seu computador doméstico, laptop, tablet ou smartphone.
“Um produto digital de sucesso tem um potencial de renda quase ilimitado, e existem dezenas de exemplos de profissionais de marketing digital bem-sucedidos, que ganham milhões de dólares a cada ano com produtos lançados há vários anos.”
Imagine como seriam seus negócios e sua vida, digamos, se você tivesse seu próprio curso online…
Alunos animados para aprender com você. Trabalhar menos horas enquanto transformam mais vidas (e sem se esgotar com clientes). Construindo sua credibilidade e se tornando uma autoridade em seu nicho. Não há mais limite para sua renda.
Ao criar um curso digital, você finalmente terá um valioso ativo comercial que poderá lançar e vender novamente.
Criando seu produto
Existem muitas etapas envolvidas na criação de um produto, mas uma vez já que você fez mais um, criar outros será mais fácil ainda. Ao criar um produto digital, você quer ter certeza de torná-lo relevante para o seu principal tópico de interesse.
Então, se você é um coach de saúde, você quer que seu produto fale sobre saúde, não uma questão de carreira. Além disso, você deseja aprimorar ainda mais perguntando ao seu público o que eles precisam. Isso é algo que você pode determinar por meio de pesquisas rápidas ou apenas acompanhando suas perguntas frequentes.
Em seguida, você precisa validar o produto, verificando novamente para ter certeza o que é o correto. Pergunte aos clientes se seria útil e/ou relevante. Coloque perguntas sobre isso em fóruns. Você pode até fazer um pré-lançamento com clientes valiosos para testar o produto para você. Tenho uma colega a quem dou meus produtos em troca da avaliação dela.
Em seguida, você precisará escrever conteúdo para lançar e promover seu produto e, finalmente, determinar seus preços.
Lançando seu produto
Quando você está lançando um produto, você precisa de uma série de e-mails de antecipação e de uma série de e-mails de lançamento.
1) E-mails de antecipação geram entusiasmo. Eles devem educar seu público sobre um tópico pelo qual você é apaixonado (e relacionado ao curso que você está vendendo). E dê-lhes um teaser para o produto.
2) E-mails de lançamento fazem a oferta. Dizem que o produto está pronto e apontam onde as pessoas podem comprá-lo.
Como este comerciante coloca:
Com meus lançamentos, criei uma expectativa em questão de semanas, não de meses ou anos. Cada vez que falo sobre isso, os prováveis compradores ficam cada vez mais animados. Então, dou uma data clara de quando o produto será lançado e estará disponível para compra.
No dia anterior ao lançamento, envio um email detalhado fornecendo todas as informações que meus assinantes precisam para fazer uma compra. Este e-mail abrange os benefícios do produto, informações sobre preços e até mesmo responde a perguntas frequentes (que na verdade não foi perguntado ainda).
“A única coisa que o e-mail não inclui é um link para comprar o produto. Em vez disso, digo a eles exatamente quando o produto estará disponível (09 hs de amanhã) e espero outro e email meu naquele momento.”
Se o seu lançamento durar 5 dias, você precisará de pelo menos 5 e-mails. Eu estive em algumas listas onde eles enviaram dois e-mails por dia, às vezes o mesmo e-mail, mas com linhas de assunto diferentes.
Para mim, isso é exagero, mas depende do seu público a frequência com que enviar e-mails. Tenha em mente que eles provavelmente não lêem todos os seus e-mails. Então não custa enviar mais de um.
Criando Urgência
Aqui estão quatro maneiras fáceis de fazer com que seus clientes indecisos compre agora:
1. Os preços promocionais ou de venda terminam em breve
2. Disponibilize o produto por um período limitado de tempo.
3. Forneça um bônus adicional disponível apenas para o primeiro x número de clientes
4. Limite a quantidade disponível para venda
Escolha uma ou duas dessas estratégias que irão ressoar com seu público. Com um planejamento cuidadoso, a urgência em seus e-mails de lançamento pode impulsionar as vendas.
Para Concluir:
Trabalhar com os clientes individualmente é ótimo, mas não deve ser todo o seu modelo de negócios. Você precisa ter outras fontes de renda que complementam seu programa de coaching. Afinal, quantas vezes você ficou um mês sem novos clientes? Com outra fonte de renda, esse cenário é menos doloroso.
Se as pessoas ainda não o conhecem, provavelmente não vão gastar R$ 1.000,00 em um programa de coaching. Mas eles podem estar dispostos a arriscar em você por algo que lhes custe R$ 50,00 ou menos, porque é de baixo risco para eles.