Ainda hoje a poupança é a escolha preferida da maioria dos brasileiros para guardar dinheiro. Alguns dos motivos que levam a esta escolha são a segurança e a facilidade na hora de aplicar o dinheiro.
Mas tem um porém. Especialistas reforçam que há outros produtos com as mesmas vantagens e com ainda mais rendimento que a caderneta de poupança.
Um exemplo seria o Tesouro Direto.
Há quem diga que ele vem se tornando a nova poupança.
Então você deve estar se perguntando: “Quanto a poupança rende?” e “Vale a pena investir na poupança hoje?”
O que é a Poupança e como ela funciona?
Também chamada de Caderneta de Poupança ou Conta Poupança, como o nome já diz, a poupança foi criada para que as pessoas pudessem poupar dinheiro com o objetivo de que o valor poupado renda ao longo do tempo.
Características que fizeram da poupança a queridinha de muitos brasileiros:
- Facilidade e Segurança;
- Isenção de Imposto de Renda (IR);
- Liquidez para sacar o dinheiro.
Para criar uma Conta Poupança é bem simples: Basta abrir uma conta em qualquer instituição financeira, fazer um depósito e depois acompanhar seus rendimentos mês a mês.
O rendimento da caderneta, que deveria ser mais um ponto a seu favor, se tornou o principal ponto negativo, podendo em alguns momentos do ano o seu retorno ficar menor que a inflação.
Por isso, hoje não devemos considerar a poupança como um investimento e sim uma forma de poupar dinheiro.
Rentabilidade
A Poupança é uma aplicação de renda fixa e sua rentabilidade é atrelada à taxa Selic, a taxa básica de juros do país. Diferente de outros investimentos de renda fixa, o seu rendimento é o mesmo em todas as instituições financeiras, pois é estabelecido por lei pelo Branco Central.
Os juros são calculados todo mês do valor depositado e pagos num dia determinado, conhecido como data de aniversário que tanto pode ser a data de abertura da conta como a data de realização do depósito.
Exemplificando: Caso você realize depósitos em datas diferentes do mês, poderá ocorrer que se tenha várias datas de aniversário. E se eles forem realizados nos últimos dias do mês (29, 30 ou 31), a data de aniversário considerada será o dia 1 do mês seguinte.
Até maio de 2012, o rendimento da poupança era sempre de 0,5% ao mês mais a TR, a taxa referencial. Existe uma tabela completa de remuneração disponibilizada pelo Banco Central. clique aqui para visualizar a tabela
Após esta data a rentabilidade varia de acordo com a taxa Selic: quando a taxa está acima de 8,5%, essa regra antiga é a que vale. Já quando o juro base é igual ou menor a 8,5%, ela rende 70% da Selic + TR.
É um pouco complicado entender estes números, mas o Banco Central criou uma calculadora específica chamada Calculadora Cidadão. Com ela você pode calcular valores retroativos, utilizando o quanto a caderneta rendeu até hoje.
Então vale a pena investir na poupança?
Depende. A poupança tem várias vantagens: Segurança, Simplicidade, Isenção de Taxas e possibilidade de retirar o dinheiro a qualquer momento.
Dito isto, se você não tem muito dinheiro para investir ou ainda não tem nenhuma afinidade com o mundo dos investimentos e quer dar o primeiro passo, recorrer a caderneta de poupança é um bom começo, para dar início a sua reserva de emergência.
Estabeleça uma meta, deposite um pouquinho todos os meses até você criar o hábito de poupar dinheiro. Assim, quando você atingir uma quantia razoável de dinheiro, procure um investimento que seja seguro, tanto quanto a poupança, mas que tenha uma rentabilidade melhor.
Posso te dar alguns exemplos de investimentos que rendem mais que a poupança:
- CDB
- Tesouro Direto
- LCI e LCA
- Fundos de Renda Fixa
- Fundos Imobiliários
Conclusão:
Investir e poupar, são completamente diferentes. Na poupança você está apenas poupando (economizando) dinheiro. Quando se trata de investimento, você precisa ter atitude, querer sair da zona de conforto e ganhar mais dinheiro, mas para isso é necessário estudar bastante este mundo do investimento para não ficar perdendo dinheiro.