Como escrever um e-book rápido para iniciantes
Se você deseja criar um E-book rapidamente, ou criar conteúdos de forma consistente, uma das coisas mais importantes a fazer todos os dias é criar algum tipo de conteúdo. Se você quer ser um escritor profissional, deve tratar a escrita como seu trabalho. Isso se aplica escrever um E-book, ter um blog ou negócio online.
Não importa se você está escrevendo um livro, publicando online, escrevendo um Blog ou montando algum tipo de site. Você precisa produzir material estável para seus leitores. Se você não produzir esse conteúdo novo, eles irão para outro lugar.
Pelo mesmo raciocínio, o que você está escrevendo precisa ser bom e ter valor. Um ponto-chave a ter em mente é que você está tentando resolver o problema de um leitor. Se você puder oferecer uma solução a um leitor, ele continuará voltando porque sabe que obterá valor com sua escrita.
O conteúdo que você produz diariamente nem sempre precisa ser um texto ou trabalho muito longo. Pode ser uma gravação de vídeo ou áudio que você produz e que sejam curtos. Trabalhar no conteúdo diariamente não significa que você tenha que se apressar para publicar imediatamente.
Na verdade, sugiro que você não se apresse para a publicação, mas produza conteúdo todos os dias que possa ser editado e retrabalhado conforme seja necessário. Dessa forma, você pode trabalhar em conteúdos curtos que tenham o mesmo assunto ou o mesmo tema e depois cortá-los em um conteúdo muito mais longo para um artigo ou livro.
Se você não tem tempo para escrever um grande texto, ou não está com vontade, você sempre pode escrever um esboço ou notas que pudessem ser transformadas em algo mais tarde. O ponto chave aqui, é que você esteja produzindo algo todos os dias e adquirindo o hábito de fazê-lo.
Produzir um trabalho de qualidade é o primeiro passo para se tornar um escritor ou blogueiro profissional. Se você pode aprender as técnicas e habilidades necessárias, você pode ser bem sucedido. Leitores e consumidores estão famintos por um bom conteúdo.
Eles querem soluções para os seus problemas. Se você puder fornecer soluções regularmente, eles ficarão felizes. Na verdade, eles vão pagar pelas soluções. É claro que seu conteúdo pode nem sempre ser algo que você deseja vender, mas sim uma maneira de divulgar seu nome ou mensagem.
Outro benefício de produzir conteúdo diariamente é que quanto mais você produz conteúdo de uma forma ou de outra, melhor você produz conteúdo de qualidade.
Não é incomum que alguém que escreve profissionalmente produza de 5.000 a 10.000 boas palavras de conteúdo por dia. Poderia parecer muito quando você estava começando, mas com o passar do tempo você descobriu que existem muitas técnicas que um escritor pode utilizar para aumentar sua produtividade.
Se você leva a sério sua escrita, então você tem que encontrar uma abordagem que funcione para você e seu público.
Uma abordagem que achei útil foi escrever um bom título para o conteúdo que você deseja produzir. Reserve um tempo com esta etapa e certifique-se de que o título seja específico e transmita sobre o que o conteúdo realmente trata.
Por exemplo, um bom título para um conteúdo pode ser “Criando conteúdo todos os dias” ou “Como aumentar dez vezes a produtividade da escrita”, enquanto um título como “Escrevendo mais” ou “Produção de conteúdo” não captura a ideia-chave de produção diária de conteúdo.
Acertar o título de um conteúdo é uma parte fundamental do próprio conteúdo. O título deve informar o processo da escrita e melhorar a própria escrita. Um título ruim deixa o leitor querendo adivinhar sobre o que é o conteúdo.
Depois de ter um bom título – e você pode acabar modificando o título à medida que avança – você pode mapear ou debater alguns pontos-chave que deseja inserir em seu conteúdo.
Dependendo de quanto tempo você tem para dedicar à sua sessão de produção de conteúdo, seu pré-trabalho em brainstorming pode levar apenas alguns minutos ou pode ser uma sessão por si só.
Um ponto-chave a considerar é o quão bem você conhece o tópico sobre o qual irá escrever. Se você conhece bem o tópico, se é algo sobre o qual você escreveu antes ou é um verdadeiro especialista, sua sessão de planejamento e esboço podem ser simples e breves.
Além disso, o tipo de conteúdo que você está produzindo é um fator determinante no quão completa sua preparação precisará ser. Por exemplo, você pode se preparar menos para uma postagem de blog de 300 palavras do que para um curso em vídeo ou livro em que está trabalhando.
Por fim, quanto mais familiarizado você estiver com a produção desse tipo específico de conteúdo, mais rápido será. Quando você aprende algo novo, você é sempre mais lento do que quando se tornou um especialista e passou pelo processo de criação inúmeras vezes.
Para produzir um E-book rapidamente, você precisa de um bom título que claramente dê a você e ao seu leitor um roteiro do que você está entregando. Em seguida, faça um esboço sólido que inclua todos os pontos principais que você está tentando transmitir.
Sob cada ponto principal, coloque-se na posição do leitor e pense em todas as possíveis perguntas que ele possa ter sobre o assunto. Em seguida, faça uma pesquisa sistemática e anote as respostas a essas perguntas. Finalmente, sente-se com seu esboço e escreva um rascunho do início ao fim.
Faça uma boa pausa e depois volte com novos olhos e edite seu trabalho. Lembre-se, a maioria dos leitores quer uma solução para um problema. Um bom E-book não precisa ser longo ou repetitivo, ele só precisa levar ao leitor as informações que ele procura.