Páscoa Lucrativa
No século XVIII, o ovo era visto como símbolo de fertilidade em diferentes culturas e foi na França que surgiram os primeiros ovos de chocolate. Os confeiteiros franceses decidiram fabricar ovos de chocolate e decorá-los com bombons em seu interior.
Isso fez tanto sucesso que até hoje na época de Páscoa as pessoas têm o costume de presentear quem elas gostam. Com isso, nesse período o mercado fica aquecido, movimentando milhões no Brasil e em outros países.
Então, que tal faturar um extra nessa época? Já pensou em fazer ovos de Páscoa para vender? Acredite, essa é uma boa ideia para faturar uma renda extra logo no início do ano. Com a páscoa se aproximando, esse é o momento certo.
Mas para que você tenha sucesso nesse projeto, é preciso que antes haja uma preparação. Busque personalização e originalidade de cada produto. Você sabia que, nos últimos anos, as pessoas estão preferindo ovos de Páscoa caseiros, mais até que de grandes marcas.
Por terem uma grande variedade de sabores e preços mais acessíveis, esse negócio vem crescendo, ano após ano.
Deixa eu te passar algumas dicas de como ter uma Páscoa lucrativa.
Antes de mais nada, tenha em mente que, apenas ter uma receita de como fazer ovos de páscoa não é suficiente. É preciso fazer um planejamento de cada passo para que você não tenha prejuízo e aumente os seus lucros.
1. Estude o mercado
Como o Brasil só perde para os Estados Unidos na produção de chocolate no mundo, é necessário que você entenda o quanto esse negócio é lucrativo. Encontrei essa cartilha do Sebrae, que resume bem sobre o setor e informações úteis para quem está começando o negócio.
2. Crie uma estratégia para se diferenciar no mercado
Ter um produto de qualidade, um bom preço e um ótimo atendimento. Com toda certeza, se você conseguir equilibrar esses três fatores, você sempre vai estar um passo à frente de sua concorrência, conquistando cada vez mais clientes.
3. Se especialize
Para que tudo fique de maneira profissional, é necessário que você faça cursos e aprenda a lidar com o chocolate, tanto no manuseio quanto no armazenamento. Encontrei esse curso, que é totalmente onLine e tem um preço bem acessível.
4. Compre o material certo
Faça uma pesquisa dos materiais necessários para começar, porque além dos ingredientes, você irá precisar de um termômetro culinário, formas para fazer os ovos de chocolate e balança.
5. Planeje-se bem
Antes de começar a produção, elabore um bom Plano de Negócios e não esqueça de colocar um tópico, com a capital necessário para se começar a produção. Existe um método chamado Canvas (é um método, não o site canva, para não confundir), que ajuda a organizar as ideias e visualizar etapas. No site do Sebrae você aprende tudo isso.
Para que você não tenha prejuízo, comece devagar, sinta a reação do mercado. Comece pelos sabores mais desejados pelos clientes, pesquisando no google você pode encontrar o que o brasileiro gosta.
E não esqueça de responder essa tarefinha de casa, com algumas perguntas básicas sobre o negócio. O que vou vender? Quem são meus clientes? Qual preço vou vender? Quanto vou gastar no início? Onde vou anunciar para vender?
6. Teste seu produto
Promova degustações com potenciais clientes com alguns sabores e veja os que mais agradam, assim você pode criar sua tabela de sabores. Com esse feedback, separe os sabores por categorias, crocantes, recheados, trufados, de colher, você escolhe. Fica mais fácil assim para organizar os sabores.
7. Crie um nome
Como todo filho que nasce, é preciso um nome para ele. Escolha um nome criativo e de fácil memorização. Pense na sua paleta de cores para a partir daí, criar a identidade visual, alimentando assim a memória afetiva dos clientes e agregando mais seriedade ao negócio. Se inspire em grandes marcas ou em chocolateiros que já atuam no mercado, tomando cuidado para não copiar o que eles fazem.
8. Embalagens
A apresentação do seu produto é essencial. Embalando tudo corretamente e usando lindas embalagens, vão fazer toda a diferença no sucesso de suas vendas.
9. Divulgação
Não esqueça de divulgar seus produtos. Um bom lugar para isso é, sem dúvida, as redes sociais, de preferência o Instagram. Você pode planejar algumas campanhas de anúncios por lá e também pelo Facebook.
Crie perfis profissionais, tire boas fotos dos produtos deixando as pessoas com vontade de comprar seus produtos, isso também é fundamental para se ter sucesso. Divulgação pelas redes sociais é muito importante, mas não é tudo.
Gostou dessas dicas, compartilhe nos botões abaixo.
Até o próximo artigo.