liberdade financeira

Todo mundo quer ser financeiramente livre e independente. Mas isso não acontece simplesmente. Há coisas que você precisa fazer intencionalmente. Talvez você possa dizer que é tarde demais para começar. Mas nunca é tarde para começar algo que leve à liberdade.

Este artigo é sobre os passos para essa liberdade e independência financeira. Deve cobrir; colocando em prática um plano de poupança, lidando com dívidas e usando suas economias para investir. Vejamos agora quais são esses passos:

1. Coloque em prática um plano de poupança.

A economia financeira consiste em reservar alguns fundos para necessidades futuras. É o ponto de partida para quem não tem um bom background financeiro para sua liberdade e independência financeira.

Isso é pagar a si mesmo primeiro. É injusto para si mesmo começar a pagar a todos os outros depois de receber um salário ou ganhar dinheiro, exceto a si mesmo. Como você faz isso? Você começa pagando aluguel, dízimos, dívidas, serviços públicos e outras coisas até que seus ganhos mensais se esgotem. 

Portanto, economizar pelo menos 10% em cada receita obtida é um ótimo ponto de partida. Isso é acessível para todos, pois é proporcional à sua renda. Não pode haver desculpa.

O que você está esperando? Comece imediatamente. Abra uma conta poupança associando-se a uma cooperativa de poupança e crédito ou use um banco. Evite retirar esses fundos até um determinado período.

2. Lide com dívidas

Todos nós queremos usar a dívida em um determinado período. No entanto, há boas e más dívidas. Eu chamo de inadimplência como aquela que não gera renda para você. Dívida boa é aquela que é usada para fins produtivos, como iniciar alguns projetos de geração de renda.

Dívida inadimplente adiciona responsabilidade a você. Observe que não estou usando esses termos de acordo com a terminologia contábil. Assim, um ativo que é um passivo é como um carro ou uma casa para residência pessoal. Por que denominar esses itens assim, já que são conhecidos como ativos? Eles são um passivo porque tiram dinheiro do seu bolso.

Um grande endividamento deve ser evitado a todo custo. Se possível, reduza e acabe com as dívidas. O plano de poupança mencionado acima deve levar você à liberdade e independência financeira quando seguido de forma consistente.

3. Use suas economias para investir.

O investimento é melhor do que a poupança. No entanto, você precisa primeiro ter alguns fundos antes de poder investir. Infelizmente, é aí que a maioria de nós deve começar. Existem várias maneiras pelas quais você pode investir seus fundos. As formas podem incluir, negócios, compra de ativos financeiros, investimento em ações financeiras, propriedades, etc.

Investir ajuda você a construir sua riqueza, dando-lhe liberdade e independência financeira. É uma forma de aumentar suas finanças.

As três etapas acima devem ajudá-lo a iniciar sua jornada para a liberdade financeira. Basta segui-los. Comece estabelecendo um plano de poupança e siga-o de forma consistente. Não espere muito porque nunca haverá um momento favorável. 

Trabalhe em sua dívida seguindo um plano de pagamento. Em seguida, invista seus fundos para que você possa aumentar suas finanças. Essas três etapas devem realmente colocá-lo no caminho certo para a liberdade e independência financeira.

Leiam em breve o nosso próximo artigo.